#BOLOEGUARANA: Vizinha Faladeira, uma das pioneiras do carnaval, completa hoje 88 anos

by - dezembro 10, 2020

 


por Bernardo Pilotto


Hoje é aniversário de 88 anos da Associação Recreativista Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das escolas de samba mais antigas do Rio de Janeiro. Tendo como base os bairros da Zona Portuária, um dos berços do samba carioca, a escola chegou a ganhar um título do carnaval logo nos seus primeiros desfiles, em 1937, sendo uma das principais agremiações cariocas na primeira década de desfiles. 

Logo depois da sua maior glória, a escola passou também pela sua maior provação: em 1939, a Vizinha foi desclassificada ao apresentar o enredo "Branca de Neve e os Sete Anões", já que este tema, de estrangeirismo, ia contra o regulamento da época.

Depois da desclassificação, a escola ainda participou do desfile de 1940 para demonstrar seu protesto com a decisão do ano anterior. Após dar seu recado, a agremiação optou por paralisar suas atividades. 

Foi apenas em 1989 que a bandeira da Vizinha Faladeira foi desenrolada, a partir da iniciativa de moradores dos bairros da Zona Portuária. A escola teve então um momento de rápida ascensão, chegando a desfilar no Grupo A (segunda divisão) de 1995 a 1997. Após esse ligeiro crescimento, a escola voltou a oscilar entre outros grupos de acesso, voltando ao Grupo A apenas em 2005 e 2006. 

No começo dessa década, a escola experimentou novamente um bom momento, devido a diversos investimentos públicos ocorridos na Zona Portuária. Foi dessa forma que a Vizinha teve sua quadra reformada, o que deu um novo gás para os foliões. Mas, mesmo com vários bons desfiles, a escola não conseguiu retornar para a Sapucaí, tendo seu melhor momento em 2018, com o 4º lugar conquistado no Grupo B, a última etapa antes de voltar ao palco principal do carnaval.

Essa sensação de que estava sendo passada para trás levou a Vizinha a ser protagonista, junto com outras escolas, da criação da LIVRES, uma liga alternativa à LIESB (liga esta que organiza os desfiles dos grupos da Intendente Magalhães). Em 2020, estreando na LIVRES, a Vizinha obteve o 5º lugar. Para o próximo carnaval, a escola deve se manter desfilando pela LIVRES, buscando que esta seja reconhecida pelas outras ligas do carnaval. 


Você também vai curtir: